10º - LASER GATES
Ano: 1983Estilo: Tiro
Jogo de tiro horizontal que tem como objetivo aniquilar quatro detonadores dentro de um computador a fim de destruí-lo. Há uma ótima variedade de barreiras movediças, portais de laser entre outros perigos. Metade da tela mostra o túnel e a outra metade é informativa, apresentando os pontos, energia, escudo e tempo. Conforme a dificuldade avança, o jogador deve se mover mais rápido pelo cenário – destruir os quatro detonadores não é tão fácil como se imagina.
Curiosidade: Repare que os detonadores têm o número 6507, que foi o tipo de CPU usada no Atari 2600.
9º - DEMON ATACK
Ano: 1982Estilo: Tiro
Outro game que herdou o conceito de Space Invaders (3º), com o diferencial de que alguns monstros se dividem quando são atingidos pelo tiro. Os gráficos são excelentes na caracterização dos monstros e o som não fica atrás. Atirar neles requer que o jogador tente prever os seus movimentos.
Curiosidade: Depois de matar 84 “ondas” de monstros o jogo travará.
8º – CENTIPED
Ano: 1982Estilo: Tiro
Game de ação com a mesma essência de Space Invaders (3º), mas aqui colocado de uma forma diferente e original. O cenário é uma floresta na qual existem diversos perigos. Um deles é a centopéia que desce por entre as árvores do bosque. Quando o jogador atira, a mesma se divide em outras partes e estas, quando atingidas transformam-se em blocos no cenário, que por sua vez desviam o caminho da centopéia. Há também uma irritante aranha, entre outras coisas, fazendo de Centiped um jogo bem imprevisível.
7º – ADVENTURE
Ano: 1978Estilo: Aventura / Exploração
Adventure é o primeiro jogo de aventura dos consoles. Simples, objetivo e desafiador nos níveis de dificuldade mais altos, você deve abrir castelos, procurar tesouros, matar dragões e andar em labirintos. O jogo está bem à frente do seu tempo, proporcionando grande diversão e dando a sensação de aventura. Foi um dos mais famosos jogos deste vídeo game no mundo.
Curiosidade: Adventure foi o primeiro jogo a um Easter Egg com o nome do programador em uma tela secreta. Para descobrir como chegar até lá clique na última imagem que mostra o mapa.
6º Q*BERT
Ano: 1983Estilo: Plataforma
Q*Bert é um jogo no qual temos que pular diagonalmente em cubos arranjados em pirâmide. A cada toque o cubo muda de cor e o objetivo é que todos tenham a mesma cor. Para tornar a tudo mais interessante, outros personagens desfazem as cores nos cubos, como também perseguem nosso herói. Nos níveis avançados as cores mudam a cada pulo, exigindo grande habilidade do jogador para preencher todos os cubos. Uma ótima mistura de ação e estratégia, exigindo pensamento rápido e agilidade.
5º - FROSTBITE
Ano: 1983Estilo: Plataforma
Este jogo coloca o jogador na pele de um esquimó que precisa construir o seu iglu antes da temperatura baixar. Para isso deverá pular em blocos de gelo que se movimentam em um rio, desviando de animais e evitando também um urso em terra. A cada bloco de gelo atingido, uma parte do iglu é construído. Extremamente divertido e criativo, este game surpreende pela sua velocidade e agilidade que exige do jogador – é necessário estar sempre em movimento e em vários ângulos.
4º – ENDURO
Ano: 1983Estilo: Corrida
Enduro é um daqueles clássicos que quase todos jogaram, devido à sua popularidade e diversão. Graficamente muito bem feito, a sua jogabilidade trazia muita variedade, como por exemplo, pilotar na neve e neblina – não eram apenas mudanças cosméticas, de fato, influenciavam na jogabilidade. O objetivo consiste em ultrapassar um número específico de carros no espaço de um dia, exigindo do jogador nervos de aço e agilidade para terminar. Um dos melhores e mais populares jogos do Atari.
3º - SPACE INVADERS Ano: 1978
Estilo: Tiro
Vindo do Japão, esse jogo foi muito imitado posteriormente, pois colocou o jogador na linha de frente de uma invasão alienígena, tentando impedi-la. As ondas de alienígenas descem continuamente e aumentam a velocidade conforme são destruídas. O som, que de alguma forma lembra o batimento cardíaco, vai ficando mais veloz, aumentando também a tensão do jogador. E o que dizer das mais de 100 modalidades de jogo enriquecidas com a possibilidade de jogar em duplas? Um grande jogo.
2º - RIVER RAID
Ano: 1982Estilo: Tiro Vertical
Em River Raid você comanda um avião rio acima sem possibilidade de voltar atrás. É necessário sangue frio para, além de evitar tocar nas bordas do cenário, enfrentar navios, aviões, helicópteros e ter que até mesmo abastecer. Ancestral dos jogos de tiro na vertical, River Raid merece destaque pelo seu cenário (especialmente o verde escuro) que reserva lugares apertadíssimos para o jogador tentar passar. Sem dúvida, um dos melhores exemplares deste console.
1º – H.E.R.O.
Ano: 1984Estilo: Plataforma
Diferente da maioria dos jogos do console Atari 2600, onde o final era por pontos, em H.E.R.O. os objetivos era bem definidos: penetrar em profundas cavernas enfrentando animais, armadilhas, paredes movediças e outros perigos para resgatar mineradores. O herói dispõe de laser, dinamite e um JetPack nas costas. Hoje, com os emuladores, é possível superar a incrível dificuldade do jogo salvando e carregando. Mas na época era necessário ter muita habilidade para vencer os 20 níveis diferentes. Com design de fases muito à frente de seu tempo, controle perfeito e desafiador, H.E.R.O. é sem dúvida a obra prima do Atari 2600.
70º – KARATE
Ano: 1982
Estilo: Luta Marcial
Há alguns tipos de jogos que não deveriam sequer ter saído do papel. Os motivos são diversos, entre eles, a própria limitação do console Atari 2600. Mesmo assim, neste último caso, o resultado poderia ser um pouco melhor se houvesse mais esforço dos programadores. Mas isso não acontece com Karate, que pode até parecer interessante aos olhos, mas quando jogado resume-se em uma experiência terrível. Eis as coisas que fazem a jogabilidade deste título ser nula: lutadores são mais lentos do que lesmas, sistema de colisão confuso, golpes que exigem que se esteja “colado” no inimigo e um simplismo irritante. Some tudo isso tudo a gráficos horrorosos e resultado será o martírio do jogador.
69º - SQUEEZE BOX
Ano: 1982
Estilo: Tiro
Jogos nos quais temos que sair de uma situação de perigo num período de tempo são muito interessantes! Mas é uma lástima como uma boa idéia se afunda completamente quando o jogo é pobremente desenvolvido. Em Squeeze Box assumimos o papel de um bandido que está em fuga de uma sala onde blocos multicoloridos se movimentam. Devemos atirar contra eles e assim fugir para a próxima sala. O problema todo é que a direção do tiro que controlamos é lenta e burocrática, algo feito para dificultar mais as coisas em um jogo que tem pouco a oferecer.
Curiosidade: Caso o jogador perca as três vidas verá um bizarro final, daquilo que parece ser alguém no inferno sobre as chamas. O mais “quente” final de jogo em um vídeo game – diz o manual!
68º - RAIDERS OF THE LOST ARK
Ano: 1982
Estilo: Aventura / Exploração
Baseado no filme “Os caçadores da Arca Perdida” (1981) esta bomba é tão difícil e complexa de jogar que até os desenvolvedores devem precisar de um manual. Os gráficos limitados do console fazem que cada objeto seja um grande mistério. É necessário também muita imaginação e paciência para adivinhar o que cada cena e situação querem significar. Não bastasse isso, o jogador deve usar os dois controles: um para movimentar o personagem e o outro para acessar os objetos. Enfim, podemos resumir esta bomba como uma mistura indigesta de jogo de ação com resolução de quebra-cabeças. Uma coleção de mini games pobres e bizarros, que sem um guia de estratégia fica indecifrável. Diversão nula.
Curiosidade: Logo abaixo assista o vídeo de como vencer o jogo.
67º - SWORDQUEST – EARTHWORLD
Ano: 1982
Estilo: Aventura / Exploração
SwordQuest foi uma série do Atari previamente planejada para quatro jogos, cada um deles com seu próprio sistema de puzzles ao mesmo tempo que tinham certa interdependência. Todavia, a crise que atingiu o mercado de jogos em 1983 não permitiu o lançamento do último jogo, deixando a série incompleta. Idealizado também para ser uma espécie de seqüência para clássico Adventure, SwordQuest não chega nem à altura, pois sofre do mal da maioria dos jogos de aventura do console: é quase impossível compreender o que precisa ser feito. Baseado na exploração do cenário, controlamos o personagem de sala em sala procurando por objetos e passando por mini-games difíceis com jogabilidade questionável. O jogo foi desenvolvido para ser acompanhado por uma espécie de história em quadrinhos (que dava todo o contexto histórico e também dicas) para que o jogador pudesse decifrar os enigmas. Isso responde o aparecimento de alguns números na tela, indicando provavelmente as páginas do livro. Mesmo com todos esses recursos Swordquest continua sendo um jogo muito pobre.
66º - TAZ
Ano: 1983
Estilo: Plataforma / Come-come
Até o carismático personagem de desenho animado Taz não escapou de uma bomba no vídeo game. Para começar, o coitado na tela mais parece um borrão! Quando, porém o personagem engolia uma dinamite, qual era o gráfico da explosão? O mesmo borrão, ampliado. A idéia do jogo é claramente copiada de Fast Food (Atari, 1982), onde o jogador deve mover o personagem para comer hambúrgueres, refrigerantes e outras guloseimas, desviando-se sempre das dinamites. Jogabilidade pálida e repetitiva.
65º - PAC-MAN
Ano: 1981
Estilo: Come-come
Pac-Man fez muito sucesso no mundo inteiro devido à sua versão Arcade no fliperama. O personagem (que surgiu depois dos desenvolvedores terem comido um pedaço de pizza e observado o formato da mesma) tem o objetivo de comer wafer pelo labirinto infestado de fantasmas. Aproveitando a popularidade, a Atari o lançou para o vídeo-game e embutiu o jogo no pacote para quem comprava seu console - um verdadeiro tiro no pé. Isso porque as comparações com o Arcade eram inevitáveis. Fantasmas com cores pálidas, o labirinto não agradava, som de gosto duvidoso e jogabilidade enjoativa. Vale muito mais conferir as versões posteriores Ms. Pac-man e Jr. Pac-man.
64º - SEAMONSTER
Ano: 1982
Estilo: Tiro
Em Seamonster o jogador controla uma embarcação em um mar infestado de monstros. O barco é equipado com torpedos e deve destruir os monstros em várias profundidades, que por sua vez atiram também, obrigando o jogador a desviar-se. Sea Monster consegue ser um jogo de tiro lento, feio e monótono. Para piorar, só é possível dar um tiro de cada vez, anulando o último que foi dado caso se atire novamente, colocando a jogabilidade nas profundezas do mar.
63º - SNEAK ‘N PEAK
Ano: 1982
Estilo: Estratégia
Quem já não brincou de “esconde-esconde” quando criança? Teria a versão virtual a mesma graça? Sneak ‘n Peak tem como cenário uma grande casa com 4 cômodos sendo que em cada um deles há 5 esconderijos secretos. O jogo é mais divertido com dois jogadores, um se escondendo e outro procurando. Com animação pobre e um som repetitivo, há diversos lugares bizarros para se esconder, o que garante a diversão para os menos exigentes – mas nada muito além disso.
62º - SNAIL AGAINST SQUIRREL
Ano: 1983
Estilo: Plataforma
Um esquilo que mais se parece o urso de Mr. Postman (54º) deve colher e guardar suas nozes antes que elas amadureçam até o topo da plataforma. Fazer isso e ainda lidar com os caracóis que andam por um cenário que só dificulta as coisas torna a jogabilidade desanimadora. Pelo jeito o esquilo passará fome!
61º – FREEWAY
Ano: 1981
Estilo: Estratégia
Duas galinhas devem atravessar algumas auto-estradas em diferentes horários, enfrentando vários tipos de congestionamentos. São sete modalidade de jogo, trazendo Lake Shore Drive (Chicago), às 3h da manhã, a movimentada The Beltway (Washington D.C.) às 18h, entre outras vias. Algumas das ruas exigem que o jogador saiba o momento exato de passar já que os carros estão ordenados de uma tal forma que todos podem acabar batendo em você. Feito para dois jogadores, destaca-se o som dos carros buzinando, mas de resto Freeway inspirou sua fraca jogabilidade de Frogger, que aliás, é jogo muito mais sólido e interessante que este das galinhas.
Curiosidade: um dos primeiros protótipos do jogo apresentava um ser humano correndo de um lado a outro da pista. Quando atingido transformava-se em uma mancha de sangue. Teria nascido daqui o conceito do infame Carmaggedoon? Confira nas fotos abaixo: